05 de July de 2013 Campanhas

O Boticário leva materialização da proposta de valor de marcas de perfumaria masculina para capitais


De olho no mercado masculino de beleza no Brasil, que em 2012 representou R$ 4,1 bilhões e obteve um dos maiores crescimentos do segmento, com 16,2%, e que apresentou nos últimos cinco anos um crescimento médio de 11,2%, O Boticário  (Grupo Boticário). empreende uma ação em várias capitais do país - São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Goiania, Fortaleza , Rio de Janeiro e Salvador  - para divulgar suas principais marcas masculinas – Malbec e Quasar.

Quasar e Malbec são marcas de perfumes consagradas de O Boticário. Ambas desenvolveram nos últimos anos um portfólio de produtos para oferecer soluções mais completas de beleza para o público masculino. "O porquê de trazermos agora movimentos de vivência para o público masculino tem a ver com a importância dessas duas marcas no portfólio da marca e na perfumaria brasileira, mas também traz o desejo de podermos nos aproximar do público de uma forma marcante", diz Ana Ferrel, diretora de branding de O Boticário.

A Confraria Malbec, inspirada no vinho, que caracteriza a fragrância, reúne diferentes territórios do universo masculino em um ambiente sofisticado, mas acolhedor que combina conteúdo e tecnologia.  "Queremos que o público conheça tudo o que Malbec tem a oferecer, em termos de experimentação, customização, estilo de vida, de forma presencial, mas que continua no ambiente digital.
O ambiente fornece um cadastro para se associar à Confraria Malbec e conhecer as suas fragrâncias  - Malbec tradicional, Malbec Gran Reserve, Malbec Absoluto e Malbec Voyage. A partir daí o visitante se conecta e passa percorrer diversos canais que transmitem o estilo de vida  do homem Malbec, como: opções de beleza, viagens, hobbies, moda, música e livros.

"Temos visto um crescimento bastante expressivo no segmento de beleza pelo público masculino e decidimos fazer um trabalho diferenciado para esse público", explica Ana Ferrel . Dentro da linha Malbec  o visitante encontra creme para o barbear, hidratante para o rosto, hidratante para as mãos, espuma de barbear, desodorante roll-on, gel após a barba, sabonete líquido com semente de uva, xampu, uma  linha completa enfim, inclusive com o perfume de bolso, Malbec Voyage.

"O Boticário tem hoje mais de 65 itens entre dez marcas de perfumaria para o público masculino, mas poucos homens conhecem todo esse universo. Então, parte do objetivo desse nosso espaço é que esse público que se cadastra passe por territórios distintos, como gastronomia, beleza, viagem e livros que ofereçam um estilo de vida inspirado no posicionamento de Malbec", explica. "Não há muitas marcas que trabalham o público masculino com este olhar e por que não uma marca de beleza."

E esse ano para o dia do Homem, comemorado 15 de em Julho e também para o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto, a empresa  lançará Malbec Absoluto em edição limitada, com campanha  veiculada na TV e em revistas para o Dia do Homem e para o Dia dos Pais. "Esse é um momento apropriado para se pensar nesse público".

O Boticário está investindo R$70 milhões nesse projeto itinerante nos próximos dois meses, que inclui não só o lançamento e a plataforma itinerante das marcas, mas também toda a divulgação dessa ação até a segunda quinzena de agosto.
A plataforma de Quasar é mais jovem mais vigoroso e energético. Quaser  tem uma estrutura que permite mobilidade - duas máquinas de sampling serão  instaladas em diversos pontos das cidades participantes, como faculdades e shoppings, para estimular os jogadores a conquistar prêmios de acordo com pontuações atingidas em cada uma das etapas. "Assim poderemos visitar mais praças com perfis diferentes, para trazer a materialização da proposta de valor de cada uma das marcas", diz Ana Ferrel.

O Desafio Quasar Quest marca a estreia da marca na plataforma de games para transportar a realidade do homem com perfil Quasar - que encaram os desafios e têm energia para buscar mais realizações, diz a empresa.

Atenta ao movimento forte de empresas do exterior no mercado brasileiro, O Boticário lança mão de recursos de branding para consolidar suas principais marcas do segmento masculino entre seu público. "Eu diria que em primeiro lugar tem a ver com uma escolha de plataforma estratégica de construir marcas importantes para nós e para o nosso público e que queremos fortalecer e consolidar", pondera Ana Ferrel.

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