04 de March de 2016 Profissionais

Grupo Solvay tem novo presidente para a América Latina


O executivo José Borges Matias assumirá a partir de 1º de abril a presidência do Grupo Solvay na América Latina. Ele substituirá Denise Porcelli, que decidiu deixar o Grupo Solvay para iniciar uma nova fase de sua carreira fora do Brasil.

Graduado pelo ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica - e com mestrado em Marketing pela Universidade de São Paulo, José Matias iniciou sua carreira como trainee da Rhodia no Brasil, em 1983. Ocupou várias posições nas áreas de produção e de administração de investimentos da empresa no Brasil e na França até 1991, tendo em seguida trabalhado em Marketing e Vendas nas equipes das divisões de Poliéster e Poliamida.

Em 2002, foi nomeado vice-presidente na América Latina para as áreas de Compras e Serviços. Em 2006, se tornou vice-presidente de Suprimentos, Energia e Relações Governamentais da Rhodia América Latina. A partir de 2008 se tornou vice-presidente mundial de Compras.

Com a aquisição da Rhodia pelo grupo Solvay, em setembro de 2011, José Matias foi confirmado no cargo de VP Mundial de Compras e Supply Chain, com a responsabilidade de administrar compras da ordem de oito bilhões de euros.

Em 2014, de volta ao Brasil, assumiu a posição de presidente mundial da Unidade de Negócios Coatis do Grupo Solvay, que possui duas grandes áreas de atuação: Fenol e Derivados e Solventes Oxigenados. Essa Unidade, cuja administração continuará sob o comando de José Matias, é uma das duas áreas globais de negócios do grupo que são dirigidas a partir do Brasil.

Notícias Relacionadas