13 de March de 2020 Destaque Central

Jeferson Aramis, Diretor Geral da Schwan Cosmetics: nos últimos dois anos houve uma mudança radical no mercado de cosméticos: produtos veganos, naturais, Halal, clean Beauty...


1 - Considerando que o consumidor mudou sua percepção de produto e sua visão de mundo, quais os principais desafios hoje, na produção de produtos via terceirização?

Os consumidores estão cada vez mais procurando por produtos que os represente, personalizados e/ou customizados e que criem uma experiência positiva de compra, tudo isto exige de nós muita eficiência e flexibilidade para trazer inovação muito rapidamente para acompanhar a velocidade que o mercado exige.


2 - O sr. diria que a tributação e o câmbio são os principais empecilhos para o desenvolvimento do setor?


Acredito que o sistema tributário complexo, especialmente no ramo de cosméticos, aliado ao alto valor dos tributos sobre o produto e com regras diferentes para cada canal de venda seja um complicador e uma barreira para entrada de novos players, quanto ao câmbio, as flutuações bruscas como estamos enfrentando hoje talvez sejam mais danosas ao planejamento do negócio que o valor do dólar ou euro em si.

 

3 - E a informalidade? Como e quanto, se for possível estimar um valor, a produção informal atrapalha o setor de terceirização de cosméticos? Se o governo também deixa de arrecadar, por que não há medidas eficazes contra a informalidade?

O mercado brasileiro de cosméticos é altamente regulado e taxado, isto de certa forma incentiva o mercado cinza, não tenho como estimar qual o percentual que a informalidade representa no total do mercado mas acredito que a simplificação dos tributos e regras seria bom para o setor e poderia reduzir a informalidade, além é claro de uma fiscalização mais efetiva pelo estado.

 

4 - Qual a diferença entre a terceirização de produção de produtos cosméticos para pequenas e grandes empresas?

O processo é o mesmo, nós customizamos e co-criamos junto com os clientes, nosso processo é na maioria das vezes Tailor made, cada cliente é único e especial.

 

5 - A demanda por agilidade exige maior padronização de ofertas? Ainda é possível a produção de formulação customizada?

A padronização ajuda a trazer mais agilidade e menores prazos de desenvolvimento e entrega do produto porém a customização é parte do nosso negócio, cada cliente recebe seus produtos com algum grau de customização, temos um portfólio de mais de 10.000 cores e tonalidades e mais de 200 formulas além de inúmeras opções de decorações e embalagens, cada cliente pode obter o produto que mais se adeque à sua necessidade, sempre com alta performance e qualidade.
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6 - O sr. comentou que as demandas passaram a ser diferentes das que a empresa apresentava ao mercado. Em que momento houve essa virada de expectativas em produtos e, também no modo de produção para "sustentável"?

O advento das redes sociais e o surgimento de influenciadores digitais trouxe uma nova dinâmica ao setor, a informação flui de forma quase instantânea e tendências se criam de forma muito rápida. Não tenho como definir com exatidão quando, mas creio que nos últimos dois anos houve uma mudança radical no mercado de cosméticos: produtos veganos, naturais, Halal para o mercado muçulmano, clean beauty, etc. A produção sustentável e produtos sustentáveis hoje são uma realidade e uma necessidade para o presente e o futuro. Nos últimos anos isto está mais evidente do que nunca. Ainda não temos outro planeta para viver, portanto temos que ser conscientes na utilização do nosso.

 

7 - Isso ocorre em todos os mercados onde a Schwan atua na América Latina? Quais os mercados mais fortes na região e suas principais demandas?

Sim, não só na América Latina mas em todos os mercados. Na América Latina o maior mercado é o brasileiro, com uma grande variedade de produtos para lábios e delineadores para olhos e máscaras para cílios e consumidoras antenadas que valorizam uma boa maquiagem. México, Colombia, Chile e Argentina também são mercados fortes com consumidoras que entendem de maquiagem.

 

8 - A Schwan Cosmetics tem um trabalho sustentável que já é parte de seus valores, mas há ainda outras demandas que sejam específicas das comunidades desses mercados?

As demandas por embalagens sustentáveis com certeza é uma delas e atende todas as comunidades. A comunidade vegana cresceu muito no Brasil e solicita produtos com esta característica, Halal para comunidade muçulmana, temos um amplo portfólio para atender os mais variados grupos.

 

9 - No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher e que tantas empresas pelo mundo criam ações específicas para valorizar o trabalho das mulheres, porque a Schwan tem 75% de funcionárias mulheres e desde quando ocorre essa predominância.

Essa predominância aconteceu de maneira natural. O segmento da beleza pode ser um fator que colabore para essa adesão. Em nossos processos não fazemos distinção de gêneros, avaliamos as competências e interesses profissionais dos candidatos.
A equipe de colaboradores da Schwan Brasil é composta de mais de 70% de mulheres e está presente em toda a organização, desde a operação até a alta gestão, onde este percentual chega a 75%.