04 de May de 2020 Destaque Central

O impacto no comportamento do consumidor com o COVID-19 que ocorre na indústria de cuidados pessoais e domésticos e beleza na América Latina


Nas Tendências Globais do Consumidor 2030  da Mintel (2030 Global Consumer Trends), Graciana Méndez - Analista Regional de Insights Sênior, LATAM define  o bem-estar como "um dos principais fatores que impulsionarão o comportamento do consumidor e as decisões de gastos na próxima década, especificamente as escolhas que os consumidores fazem para garantir uma vida saudável, incluindo o bem-estar físico e mental. À medida que o COVID-19 atinge os mercados latino-americanos, sentimentos de isolamento, incerteza e estresse afetam as emoções e o bem-estar físico."

"No entanto, junto com isso, surgem oportunidades para as marcas serem recursos e soluções confiáveis. O comportamento do impacto mudanças devido ao COVID-19 estão ocorrendo na indústria de cuidados pessoais e domésticos e beleza na América Latina.

Como observamos em outros mercados, a disseminação do COVID-19 trouxe um foco maior na higiene pessoal, higienização e desinfecção. A curto e longo prazo, os consumidores procurarão produtos com recursos comprovados de limpeza.

À medida que sentimentos de ansiedade e solidão afetam a saúde emocional, A tecnologia está possibilitando conexões. No entanto, à medida que o tempo de tela aumenta, a necessidade de desligar também aumenta.

As marcas podem incentivar a desintoxicação digital com rituais de beleza como em casa experiências de spa e meditação, enquanto aumenta a conscientização sobre a proteção contra a luz azul. "

 

De acordo com a empresa global de pesquisa de mercado, 81% dos consumidores brasileiros estão preocupados que o surto possa afetar seu estilo de vida. 49% dos consumidores brasileiros estão extremamente preocupados com o risco de serem expostos ao COVID-19, em contraste com os coreanos, apenas 33%.

Ambientes livres de germes, estresse e relaxamento já eram importantes para os consumidores latino-americanos muito antes da disseminação global do COVID-19.
De acordo com a pesquisa da Mintel, mais de 60% dos consumidores brasileiros dizem estar ativamente procurando maneiras de reduzir o estresse, e um terço dos consumidores mexicanos diz estar interessado em produtos de beleza / beleza que os ajudam a relaxar. Enquanto isso, metade dos consumidores colombianos afirma que, ao limpar a casa, criar um ambiente livre de germes é muito importante para eles.

 

Alívio pelo aumento do tempo de tela, rotinas estressantes e fadiga das mídias sociais:
Devido a medidas de quarentena, os consumidores estarão nas telas ainda mais do que normalmente, inclusive trabalhando em casa e fazer negócios via videoconferência.

Isso pode fazer com que as fronteiras entre a vida profissional e pessoal pareçam desaparecer. Além disso, quem tem filhos enfrenta uma nova realidade de passar tempo com a família 24 horas por dia, sete dias por semana, tarefas domésticas e ajudar as crianças com educação on-line.

APP
Oportunidade para as indústrias

Essas mudanças no estilo de vida podem levar ao aumento da ansiedade e do estresse. As marcas de beleza têm a oportunidade de incentivar o autocuidado, criando experiências indulgentes por meio de produtos e serviços que proporcionam relaxamento e reconectam os consumidores consigo mesmos. Por exemplo, a Natura está promovendo fortemente seu aplicativo de meditação (lançado em 2018). O aplicativo oferece práticas focadas na respiração, relaxamento, gentileza e atenção plena.

BoticAmor

Apoio às comunidades carentes

Diante das mudanças nas necessidades dos consumidores, os gigantes da beleza e dos cuidados pessoais estão saindo de suas atividades habituais para apoiar as comunidades carentes. Unicef e Granado se uniram para doar sabão às favelas do Rio de Janeiro. O Boticário doou 1,7 toneladas de desinfetante para as mãos à base de álcool à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

Incentivar os consumidores a passar seu tempo ocioso com produtos de beleza
Com mais tempo disponível, os consumidores estão adotando tutoriais para atualizar seus estilos de maquiagem e rotinas de cuidados com a pele e aprender sobre novos produtos e técnicas. Blogueiros de beleza estão oferecendo dicas úteis, sugerindo novas maneiras de usar produtos e incentivando os consumidores a substituir produtos vencidos.

Criando experiências de spa em casa para melhorar o humor

As marcas estão inovando formatos e texturas para aprimorar as rotinas de cuidados pessoais dos consumidores e melhorar seu humor durante a quarentena. Por exemplo, a marca especializada em tratamento capilar Madamelis oferece aos consumidores uma experiência capilar em spa em casa com uma máscara capilar à base de cacau.
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Destaque do produto: Maior tempo de tela e rotinas estressantes criam novas necessidades

Com as medidas de distanciamento social, os consumidores passarão mais tempo online. Há espaço para promover relaxamento e até proteção contra luz azul.

A KurCosmetics lançou uma nova loção corporal que é suportada por um áudio de meditação experiência que é ativada por um código QR (Brasil).

O Chemist Look Ultra / B 4.0 promete bloquear a luz azul e hidratar a pele, deixando-a suave e macia (Uruguai).

Be Rise Store Eye Sleep é um suplemento que trata a fadiga ocular digital para melhorar a qualidade geral do sono, enfrentando os principais problemas de estresse e fadiga causados horas na frente das telas e cercado de tecnologia (Japão).

 

O que vem por aí

O que as marcas precisam considerar agora ao desenvolver estratégias para o curto e o longo prazo

Com mais tempo livre, as pessoas provavelmente recorrerão a rituais de beleza para aliviar o estresse, cozinhar como uma forma de vínculo e entretenimento e se arrumar para melhorar a organização e o humor.

 

A higiene está sendo redefinida:

Os consumidores estão trabalhando duro para manter suas casas e seus corpos livres de germes. A lavagem das mãos se intensificou e provavelmente veremos pessoas tomando banho com mais frequência, lavando mais roupas e limpando e desinfectando suas casas com mais regularidade.

Estilos de vida baseados em telas estão trazendo novas necessidades:

Atualizações digitais estão substituindo o toque humano e as interações face a face. À medida que as medidas de quarentena continuarem, haverá oportunidades para aumentar a conscientização sobre os perigos da exposição à luz azul e posicionar produtos que promovam a proteção da luz azul.

Hidratação para a pele com sede: quando o surto começa a desaparecer e os consumidores param de lavar as mãos com tanta frequência, as pessoas buscam soluções para ajudar a re-hidratar a pele e aumentar a elasticidade, como luvas para reparar as mãos