19 de June de 2020 Destaque Central

Marcas profissionais de beleza apoiam salões de beleza fechados durante a pandemia - em São Paulo salões devem reabrir dia 1°


O novo panorama causado pelo Covid-19, no qual o mercado teve que se adaptar às diversas medidas impostas pelo Governo e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre elas a determinação para o fechamento de salões de beleza em todo Brasil, causou a diminuição quase que total dos serviços de beleza.

Quem trabalha nesta área aguarda uma liberação no dia 26, quando João Doria anuncia mudança nas classificações (fases) das cidades. Entretanto, a reabertura deverá ocorrer de fato a partir do dia 1 e de forma gradual, segundo apurou a coluna de Sonia Racy, do Jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com José Augusto Santos, presidente da Associação Brasileira de Salões do Brasil, cerca de 15 mil salões fecharam definitivamente em SP. O cabeleireiro Wanderley Nunes, que emprega 700 pessoas em sua rede de salões Studio W, tem vídeo pronto ensinando o novo protocolo, que segundo contou ao jornal, não fica devendo nada a salões de países como Alemanha, Nova York e Londres em termos de exigências.  Ele está prestando consultoria ao Sebrae para ajudar nos protocolos de retomada do setor. (Veja Aqui)

Enquanto isso, vários grupos estão tentando ajudar esse contingente de profissionais que ficaram sem trabalho e que passaram a atender a domicílio - o que pode ser temerário, sem o cumprimento de protocolos de segurança. O Grupo Alfaparf, Keune Haircosmetics, L´Oréal e sua marca Coty, a Inoar e ainda a Simple Organics marcas de produtos profissionais para cabelos e unhas criaram mecanismos de apoio aos salões.

Grupo Alfaparf lançou a campanha #apoieabeleza, que reúne diversas iniciativas de apoio ao profissional da beleza neste período de retomada. De acordo com a empresa, a produção e comercialização de produtos profissionais também teve queda, "mesmo com as alternativas de e-commerce, B2B e B2C, como é o caso da Alfaparf, todos precisaram se reinventar e inovar imediatamente."

"A campanha visa atingir o maior número de profissionais envolvidos no setor da beleza, sejam eles cabeleireiros, donos de salões, lojistas, marcas e indústrias, formando uma grande rede de apoio e solidariedade," conta Julia Alves, diretora de Marketing da divisão profissional do Grupo Alfaparf.

Enquanto isso, para apoiar tecnicamente esses profissionais, o grupo lançou vídeos pílulas, posts e lives com seus embaixadores e educadores das marcas da divisão profissional, Alfaparf Milano e Yellow, nas mídias digitais com conteúdo semanal, onde o foco é em educação, seja técnica, artística ou gerencial, além de estimular a interação dos seguidores.

"O projeto digital tem dado certo e sem dúvida vamos manter e evoluir com isso após a pandemia, pois sabemos que o retorno ao trabalho não será tarefa fácil", diz Julia.

Com isso, a marca lançou mais duas iniciativas de apoio ao profissional cabeleireiro com foco no período pós-pandemia: Kit #apoieabeleza e Beauty Collab. O Kit #apoieabeleza envia aos clientes da marca um Kit para atendimento, composto por produtos básicos de tratamento e coloração das marcas Alfaparf Milano e Yellow, além de álcool em gel e um pacote de máscaras descartáveis. E o Beauty Collab disponibiliza três Centros Técnicos (SP, RJ e BH) para profissionais que, devido a pandemia, perderam o espaço para atender seus clientes. "Ofereceremos um local com total estrutura que seguirá todas as orientações de segurança da OMS e da Associação Brasileira de Salões de Beleza."

"O que queremos agora como empresa é que o  profissional se sinta acolhido e enxergue o Grupo Alfaparf como um parceiro e que tenha confiança em meio a esse cenário tão preocupante e de tantas incertezas, diz a diretora de marketing do grupo.

Salao_lavat

Já a Keune Haircosmetics deu início antes na Holanda, logo em Abril, à plataforma Support Your Salon , que ganhou repercussão no Brasil e se encerra nesse mês, no dia 30. A plataforma #EuAjudoMeuSalao, que faz uso de  cupons vendidos e revertidos aos cabeleireiros parceiros da marca, foi criada para minimizar o impacto e fortalecer a futura retomada dos salões de beleza,  gerando união do setor por todo o País.

A plataforma, disponível em http://www.supportyoursalon.keune.com.br, permite ao consumidor localizar o salão favorito mais próximo em sua cidade para a compra de vouchers (R$50, R$100, R$200 e outros valores) a serem abatidos no valor final de produtos adquiridos ou serviços prestados pelos salões cadastrados no período de retomada das atividades, além de concorrer a sorteios em produtos de tratamento e finalizadores, o consumidor ganha uma hidratação exclusiva da Keune. Os sorteios de cupons serão no dia 3 de Julho, no Instagram oficial da marca (@keunebrasil ).

"Estamos muito felizes com o resultado da campanha, pois tivemos uma adesão significante dos salões parceiros, onde muitos conseguiram comercializar mais de R$3000 em vouchers para suas clientes", comenta Silmara Perla Oliveira, Diretora de Marketing e Capacitação da Keune no Brasil.

Em um mês da plataforma ativa, no Brasil, o sentimento é de acolhimento. O hairstylist Guto Leça, do Espaço Guto Leça Hair & Spa, no Rio de janeiro, diz sentir-se "acolhido e valorizado pelo apoio que tem recebido pelas clientes" durante o momento. Claudia Luquet, do Blush Hair diz: "É um momento que mostra a necessidade de nos apoiarmos e enfrentarmos esta fase de uma forma amena."

A  preocupação da Simple Organic, marca brasileira de cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero, foi os maquiadores e cabeleireiros, impactados pela redução de trabalho e de renda, Criou então uma ação em que apoiará financeiramente o Beauty People Group, grupo formado por cerca de 15 trabalhadores do setor.

Parte do valor das vesdas será revertido para profissionais durante a pandemia,por meio do cupom BEAUTYPEOPLE, para ser usado em seu e-commerce. Com ele, 10% do valor total da compra será repassado para o grupo de maquiadores e cabeleireiros, As pessoas que utilizarem o cupom, terão ainda 10% de desconto.
Beauty People Group foi idealizado por maquiadores e cabeleireiros para disseminar conteúdos de beleza nas redes sociais, dando visibilidade às marcas parceiras e criando, assim, uma alternativa de renda para os trabalhadores participantes.

Colorama (L´Oréal) uniu ao projeto de venda de vouchers de serviços de beleza, o Beleza Amiga, criado pela L'Oréal Produtos Profissionais para minimizar os impactos da medida de contenção do novo coronavírus nos salões de beleza. A entrada da marca tem como objetivo atrair e incorporar esmalterias de todo o país na plataforma.

"As manicures são essenciais para a Colorama, assim como suas clientes e, além de estarem presentes nos salões de beleza, elas são as protagonistas das esmalterias. Nesse momento de reclusão, é importante para nós que elas estejam amparadas e seguras de alguma forma, e sua inclusão no Beleza Amiga vem de encontro a isso", diz Maria Belens Torrens, diretora da marca Colorama.

Em pouco mais de um mês de seu lançamento, já são mais de 2 mil salões de beleza cadastrados no www.belezaamiga.com.br, onde é possível comprar vouchers de R$ 50 para usar até 31 de dezembro de 2020 em serviços prestados por salões de beleza e esmalterias listados, após a reabertura. Além do abatimento do valor do voucher nos serviços de beleza, as consumidoras ganham um cupom de desconto do mesmo valor, R$ 50, para utilizar na compra de produtos das marcas L'Oréal Professionnel, Kérastase e Redken no site  www.segredosdesalao.com.br, até 30 de junho de 2020.

A iniciativa faz parte do plano de ação solidária da L'Oréal Brasil para apoiar os brasileiros na luta contra a Covid-19 e tem o aplicativo Trinks, de gestão e agendamento online para salões, e a Stone como parceiros, e o Sebrae e Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) como apoiadores. A plataforma repassa o valor vendido integralmente aos salões de beleza e esmalterias, sem descontos de taxas e comissões.

"Assim como os cabeleireiros, nossos parceiros históricos, as manicures são essenciais para os salões de beleza. Neste momento em que é tão importante apoiar o mercado profissional, ter a Colorama conosco na plataforma demonstra a união que todos devemos ter", diz o diretor geral da L'Oréal Produtos Profissionais, Tiago Carvalho.

Site: www.belezaamiga.com.br

Inoar Cosméticos quer oferecer uma chance de recomeço aos profissionais da beleza que têm passado por dificuldades neste período difícil, e convida os profissionais a participarem da iniciativa #RecomeçoInoar. Para participar, basta publicar uma foto que sintetize o sentimento de voltar a trabalhar, utilizando as hashtags #RecomeçoInoar #InoarBrasil e #BelezaSolidáriaInoar; marcar o @ (profissional a receber o kit), e os @inoarbrasil e @belezasolidaria.inoar; o profissional deverá seguir @inoarbrasil e @belezasolidaria.inoar no Instagram. As fotos deverão ser postadas entre os dias 19 e 26/6. A seleção dos ganhadores será feita por um júri composto pelas equipes de Marketing e Design da Inoar. (Veja Aqui)