10 de July de 2020 Destaque Central

Cabelos em transformação - Cor e textura para 2022


De acordo com a WGSN, empresa britânica de previsão de tendências, em 2022, as cores dos cabelos irão se tornar ainda mais importantes como forma de auto-expressão. Tratamentos que possam ser feitos em casa continuarão crescendo já que os consumidores passam menos tempo nos salões de beleza.

Os consumidores ainda estarão se recuperando das consequências da quarentena forçada e se ajustando à nova realidade pós-pandemia. Após o período de instabilidade, os consumidores serão mais cautelosos e focados no bem-estar, e haverá maior demanda para produtos de beleza que trouxerem conforto, segurança e alegria.

Com a quarentena forçando salões ao redor do mundo a fecharem temporariamente, consumidores tem apostado em tratamentos que possam ser feitos sem ajuda de um profissional (DIY - Do It Yourself) ou estão aceitando o look natural. Essa mudança de mentalidade, de acordo com as pesquisas da WGSN continuará em 2022, período em que as técnicas e cores de baixa manutenção serão essenciais, já que as pessoas estarão mais relutantes para gastar dinheiro em tratamentos caros em tempos de incerteza econômica. Isso, junto com o fato de que as pessoas estão passando mais tempo em casa, produtos que ofereçam resultados tipo de spa irão crescer, com fórmulas sensoriais e leave-ins tornando-se mais importantes.

Tons energéticos que promovem um senso de otimismo serão relevantes para os consumidores jovens, já que as formas usuais de auto-expressão por meio da maquiagem ficaram comprometidas pela necessidade do uso das máscaras faciais. O distanciamento de produtos derivados de animais irá acelerar o uso de tingimentos naturais e vegan. Dados do Google Trends mostram que as buscas relativas a tingimentos vegan e naturais (por ex, "coloração natural para loiras" e "formas naturais de pintar o cabelo) aumentaram entre 40% e 150% nos últimos três meses, em comparação com os números pré-quarentena. Em 2022, inovações nessa categoria indicarão que os consumidores não precisarão sacrificar sustentabilidade por performance.

De acordo com a WGSN as cores e propostas de sua paleta permitem seis formas de uso para o cabelo, incluindo textura e aplicação.

cabelosorchield

Combinação da poderosa Orchid Flower com tons elétricos de laranja

Na cor principal Orchid Flower, domina o tom rosa como uma cor essencial para 2022. A combinação adequada seria com a vibrante Magma Orange com a profundidade do Electric Magenta.
Textura/finalização: a inspiração vem aspecto sensorial das massinhas de modelar (slime). Formulações sugeridas são mais grossas que sejam quase líquidas e com possibilidades de transformações de cor quando expostas ao frio ou sol.
Aplicação:rosas são essenciais para homens e mulheres. Aplicações ombré são apropriadas para mudar de cor a medida que o cabelo vai sendo lavado, diminuindo a necessidade de pintar com muita frequência. A prolongação do resultado se dará com máscaras híbridas que tinjam os cabelos.

Loira

Transformação do loiro em cor de baixa manutenção com o uso de tons leitosos

Inspirados nos tons dos leites de amêndoas, caju, soja e aveia, os loiros necessitarão de menos manutenção e terão uma aparência mais suave e pura. A cor principal será Butter, que dá dimensão ao tom Unbleached.
Textura/finalização: o produto deve ser grosso, pesado e luxuoso, com uma finalização brilhosa e lisa.
Aplicação: Aparência para leave-in, máscaras para o couro cabeludo, condicionadores e gel para styling.

cabeloverde

O virtual para o mundo real com tons experimentais de roxos e verdes

O tom discreto Lilac Chalk e o jovial Lavender Silk aparentam futurismo e experimentação quando combinados com o Seaweed Green. Essa proposta jovem e expressiva é mais sobre textura do que sobre cor.
Textura/finalização: produtos que vão do creme ao óleo e que tenham um brilho perolado sustentável são uma forma de trazer brilhos de inspiração digital para a vida real.
Aplicação: unissex e divertido, a experimentação de tons diferentes será encorajada pela criação de sprays de tingir o cabelo ou kits de pintar que venham com pincéis fáceis de lavar.

cabeloscristais

Cristais elementares

Com as qualidades de cura por cristais e minerais sendo cada vez mais vistas em fórmulas de beleza, Pink Clay e Pink Amethyst inspiram cores e texturas.
Textura/finalização: textura mineral e fragrâncias naturais da Terra para que os consumidores sintam-se próximos da natureza quando aplicarem os produtos.
Aplicação: Como sugestão, a criação de kits para serem usados em casa, onde consumidores podem combinar a quantidade desejada de pigmento mineral com outros ingredientes de acordo com o seu objetivo, que poderá ser uma máscara para o couro cabeludo,

Xampu seco ou creme para tingimento natural.

Os ingredientes fermentados estão começando a crescer na skincare e até 2022 as suas propriedades medicinais vão torná-los essenciais para os cuidados com o cabelo. Suas cores vibrantes e hidratantes inspiram esses tons inesperados , naturais.
Textura/finalização: cores pigmentadas matte para maior impacto. Fórmulas que usem alimentos fermentados e que irão beneficiar o cabelo e o couro cabeludo.
Aplicação: essa tendência celebra o cabelo natural. Os xampus, condicionadores, máscaras de cabelo e séruns matificantes nesses tons tranquilizantes estarão em alta.

Por Annie Johnstone