18 de March de 2021 Responsabilidade Social

Unilever reduz consumo global de água em 49% com gestão eficiente nas fábricas entre 2010 e 2020


A Unilever, gigante de bens de consumo global, antecipou em dois anos a meta estabelecida em 2010 que ambicionava reduzir em 40%, até 2020, a extração de água de sua rede global de fábricas. A meta foi batida em 2018 - dois anos antes do prazo - e, em 2020, a companhia reduziu 49% no consumo de água por tonelada de produção nas fábricas da empresa em todo o mundo, superando o objetivo traçado em seu plano de sustentabilidade. Nas fábricas do Brasil, a economia chegou a 54% na última década.

Recentemente, a companhia assumiu novos compromissos mundiais de enfrentamento à escassez de água e preservação de recursos hídricos. As metas relativas à água, que tem como data limite o ano de 2030, visam transformar as fórmulas dos produtos para que sejam 100% biodegradáveis e ter 100% das fábricas da companhia com reaproveitamento da água das estações de tratamento de efluentes e não descartá-la em corpos hídricos.

A companhia utiliza medidores inteligentes que possibilitam localizar, de maneira rápida e digital, oportunidades de melhoria e eventuais vazamentos. Dessa forma, a gestão do recurso hídrico se torna ainda mais assertiva e acontece em tempo real. Desde 2020, foi implantado o projeto "Water Squad" no qual líderes de sustentabilidade de todas as fábricas trabalham em conjunto para estudar a matriz hídrica dos complexos fabris para propor ajustes e aprimoramentos.

"Fechamos um ciclo em 2020 após 10 anos do nosso plano de sustentabilidade, tivemos resultados muito positivos e muitos aprendizados. Temos consciência entretanto, que nossos colaboradores, consumidores, e parceiros esperam cada vez mais de nós e que podemos liderar um movimento verdadeiramente transformador, que impacte positivamente a sociedade e o planeta. Por isso buscamos, diariamente, ser melhores, mais ousados e mais rápidos", afirma Marina Yoko, gerente de sustentabilidade para as fábricas.

Com mais de 2,5 bilhões de consumidores pelo mundo, a companhia soma aos esforços internos o poder da escala e da capilaridade de suas marcas para influenciar e liderar mudanças de impacto positivo na sociedade e no planeta e, desta forma, fomentar atitudes mais sustentáveis no dia a dia das pessoas. Neste sentido, a Unilever realiza investimento em pesquisa para desenvolver produtos que ofereçam o mesmo desempenho para o consumidor de modo mais sustentável, o que inclui, entre outros aspectos, o menor consumo de água.

Um exemplo no segmento de higiene pessoal da empresa é a marca Love Beauty and Planet, por exemplo, tem um condicionador com tecnologia de enxágue rápido, o que faz com que os consumidores utilizem menos água durante o banho.

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