22 de April de 2021 Empresas

Grupo Boticário anuncia plano de gestão de resíduos de impacto socioambiental positivo até 2030


O Grupo Boticário anuncia hoje um plano ambicioso, "Compromissos para o Futuro", que prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade até 2030 por meio da gestão de resíduos. Ao todo, o grupo assume 16 compromissos socioambientais em duas grandes frentes: inspiracionais e estratégicas.

A primeira meta reúne metas ambiciosas para transformar a relação da sociedade com os resíduos, que inclui: Mapear e solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado pela cadeia da empresa; Reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros transformando a realidade da gestão de resíduos no Brasil.

A segunda é composta por 14 compromissos estratégicos, organizados em quatro pilares de atuação: Neutralizar impacto ambiental; Potencializar a conservação da biodiversidade; Impulsionar a beleza transparente; e Alavancar a diversidade e inclusão. Todos os compromissos estão reunidos na plataforma " Uma Beleza de Futuro ".

"Os próximos dez anos serão desafiadores. Nosso compromisso é reflexo do que já temos feito há 44 anos e do que acreditamos que seja o nosso papel como empresa. Temos uma longa atuação a favor da sustentabilidade e da conservação ambiental. Os novos tempos apresentam cenários complexos que exigem um comprometimento ainda maior e, por isso, estamos avançando na agenda social, deixando um legado que vai muito além da nossa cadeia", afirma Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

AMBIENTAL: Gestão de Resíduos Sólidos – Nos próximos dez anos, a empresa se compromete a reduzir, reutilizar e reciclar o equivalente a 150% de todo o resíduo sólido gerado em sua cadeia de valor. Potencializar os investimentos em circularidade para esses três compromissos.

O Grupo Boticário passou a reutilizar vidro pós-consumo em suas embalagens. Em 2020, foram vendidas mais de 14 milhões de unidades do produto, reduzindo em volume de vidro virgem utilizado 93 toneladas do material. Esse volume somado às iniciativas de redução de gramatura do vidro - que ultrapassam 210 toneladas, o que corresponde a uma redução de resíduos equivalente ao lixo gerado por 300 mil brasileiros em um dia.

A ampliação do programa de logística reversa própria para todas as marcas e canais de venda é uma das iniciativas de reciclagem, com mais de 4 mil pontos de coleta distribuídos por 1.751 municípios.

A empresa irá utilizar a força de seu ecossistema para estimular sustentabilidade em toda cadeia de valor. O Eco Álcool - produzido a partir do bagaço da cana e outros resíduos de biomassa, estará presente em 100% das fragrâncias produzidas a partir de 2021 e em 30% de redução na pegada de carbono em relação ao álcool tradicional.

Em sua operação de fabricação e distribuição, o Grupo já atingiu 96,9% de reciclagem em 2020, e continuará até alcançar 100%, além de iniciativas para a redução na geração de resíduos.

Nas operações de varejo, a ideia da empresa é potencializar lojas e pontos de venda como vitrine de sustentabilidade, aproximando a experiência de reciclagem do consumidor. A empresa conta com uma loja sustentável feita de resíduos plásticos e a iniciativa será expandida.

E, por fim, o Grupo Boticário irá repensar todo seu portfólio priorizando a não geração de resíduos (desmaterialização). Já existem refis para inúmeras linhas como as loções de Nativa Spa e Cuide-se Bem, de O Boticário, que utilizam 69% menos plástico que o frasco tradicional. O plano prevê ampliar a refilagem para linhas de perfumaria.

O portfólio será ainda mais reciclável com o lançamento de maquiagens monomateriais em 2022 e com o aumento do material reciclado em embalagens. A empresa também está estudando o uso de materiais alternativos, como biodegradáveis ou hidrossolúveis.

SOCIAL: Gestão de Resíduos como fonte de renda – O Grupo se compromete a reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros transformando a gestão de resíduos no país até 2030. O plano é fazer dos resíduos fonte de renda; capacitar e incentivar o empreendedorismo.

Hoje o vidro representa 60% do peso das embalagens que o Grupo Boticário coloca no mercado anualmente. Paralelo a isso, segundo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, existem mais de 800 mil catadores no Brasil, e 70% são do gênero feminino. Diante desse cenário, o grupo irá incentivar a coleta, reutilização e reciclagem do produto.

A empresa quer gerar renda para os catadores ao inserir a matéria-prima reciclada em seus produtos. Um exemplo é o Malbec, cuja embalagem é composta por vidro reciclado.

Apenas com esse produto, a empresa estima devolver mais de 90 toneladas ao ano para o mercado "Se há quem compra vidro, existe quem o colete e ele pode gerar riqueza", afirma Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.

O Instituto Grupo Boticário vai replicar, nos próximos anos, projetos bem-sucedidos, estendendo a atuação para cooperativas e catadores.

Lançado em 2020, o programa Empreendedoras da Beleza promoveu capacitação e auxílio financeiro para mais de 11 mil mulheres cis e trans que trabalham por conta própria na área da beleza, e estão em situação de vulnerabilidade social. Desde então, o grupo contribuiu para alavancar a geração de renda de mais de 50% das participantes.

O Programa Desenvolve, que oferece cursos profissionalizantes em tecnologia para pessoas de baixa renda, terá sua dinâmica ampliada para contemplar alunos filhos de famílias que atuam com gestão de resíduos. Ambas as iniciativas terão seus públicos de atuação ampliadas para atender pessoas em vulnerabilidade social do segmento de gestão de resíduos.

Diversidade Inclusão e Equidade - O Grupo Boticário também assumiu compromissos de Diversidade, Inclusão e Equidade, com a representatividade de mulheres e pessoas negras em todos os níveis internos da empresa. Até 2023, a empresa terá 50% de colaboradores negros e 25% das lideranças corporativas negras. Em 2025, a meta prevê 50% de mulheres na diretoria.

GOVERNANÇA: Novo Comitê de Diversidade e Sustentabilidade - A empresa criará um Comitê Executivo voltado exclusivamente para a discussão estratégica de Diversidade e Sustentabilidade, além de garantir o acompanhamento e cumprimento dos compromissos assumidos até 2030.

"O caminho é longo, e anunciamos hoje nosso ponto de partida. São os primeiros passos, mais oportunidades e projetos estão sendo mapeados com a ajuda de quem entende. Acreditamos na cooperação para transformar. Nossa linha de chegada será em 2030, com um legado para a sociedade. O único impacto que aceitamos gerar é o positivo", conclui a CEO do grupo, Fernando Modé.  

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