13 de May de 2021 Empresas

Nouryon vai se separar da Nobian seu negócio de químicos básicos


Nouryon, empresa global de especialidades químicas, anunciou a intenção de transformar seu negócio de produtos químicos básicos, Nobian, em uma empresa separada que permanecerá sob o comando dos proprietários de ações da Nouryon, The Carlyle Group e GIC.

A separação deve ser concluída no início do terceiro trimestre, após o recebimento de todas as aprovações relevantes. Dessa forma a Nouryon reduzirá dívida com os recursos recebidos de um financiamento externo planejado pela Nobian.

Quando concluída, a transação resultará em duas empresas separadas, cada uma posicionada para o crescimento em suas respectivas áreas de foco: a Nouryon para o fornecimento de soluções essenciais e sustentáveis para a fabricação de produtos de uso diário (cuidados pessoais, produtos de limpeza, tintas e revestimentos, agricultura e alimentos, produtos farmacêuticos e produtos de construção). E a Nobian, de produtos químicos básicos essenciais para indústrias que vão da construção e limpeza a produtos farmacêuticos e tratamento de água.

A Nouryon emprega cerca de 7.900 pessoas (excluindo Nobian) em mais de 80 países e teve receitas em 2020 de € 3,7 bilhões. A Nobian emprega cerca de 1.600 pessoas e teve receitas em 2020 de € 1,0 bilhão.

" Essa expansão é o próximo passo mais coerente para Nouryon e Nobian,”, disse Charlie Shaver, Presidente e CEO da Nouryon. “A separação criará duas empresas, cada uma de propriedade da Carlyle e da GIC, e cada uma com um foco estratégico distinto.”

Após a separação, o Conselho de Administração da Nobian será composto por membros da Carlyle, GIC e equipe de liderança executiva de Nouryon. A Nobian continuará seu atual caminho estratégico à medida que evolui para uma empresa autônoma. Para ajudar a garantir uma transição perfeita, a Nouryon fornecerá serviços de suporte de transição em várias áreas funcionais.

Com a separação da Nobian, a Nouryon vai aumentar seu foco em migrar de uma fornecedora de ingredientes para uma provedora de “soluções”, enquanto conduz soluções sustentáveis e inovadoras para seus mercados finais. O propósito da companhia também será alterado: de ‘Seu parceiro em química essencial para um futuro sustentável’ para ‘Seu parceiro em soluções essenciais para um futuro sustentável’.


Notícias Relacionadas