19 de May de 2021 Responsabilidade Social

Marcas da Unilever terão tubos de pasta de dente recicláveis este ano


Imagem – Packaging Europe


Depois de quatro anos de desenvolvimento, Signal, Pepsodent e Closeup, as principais marcas de pasta de dente da Unilever, devem eliminar progressivamente seus tubos de pasta de dente não recicláveis. Eles serão trocados por de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um plástico amplamente reciclável.

Os tubos recicláveis estarão disponíveis ainda este ano na França e na Índia, dois dos maiores mercados de higiene bucal da Unilever. Tradicionalmente, a maioria dos tubos de pasta de dente são feitos de uma combinação de plástico e alumínio, o que dá flexibilidade à embalagem, mas também dificulta a reciclagem. As novas bisnagas usarão um material feito principalmente de Polietileno de Alta Densidade (HDPE), que é um dos plásticos mais recicláveis em todo o mundo. Também será o material plástico mais fino disponível no mercado de dentifrícios, com 220 mícrons, o que reduzirá a quantidade de plástico necessária para cada tubo.

Babu Cherian, Diretor de P&D de embalagens de higiene bucal da Unilever disse: “Tubos recicláveis marcam um marco importante em nossa jornada de embalagem e, mais significativamente, eles têm o potencial de transformar toda a indústria de higiene bucal. Junto com nossos parceiros de fabricação, estamos disponibilizando o novo design para todos os produtores interessados em adotar o novo material, com a ambição de acelerar a mudança da indústria.”

Para impulsionar ainda mais mudanças na indústria de gerenciamento de resíduos, a Unilever está trabalhando com organizações globais de reciclagem para ajudar a garantir que os novos tubos sejam coletados e reciclados. Será o caso da França, onde os consumidores podem colocar os novos tubos em sua lixeira doméstica, prontos para serem coletados e transformados em novos produtos.

A empresa garante que este é apenas o início da jornada de higiene bucal. Marcas como a Signal também deverão introduzir mais plástico PCR (reciclado pós-consumo) em seus tubos recicláveis até 2022 na França e em outros mercados europeus, o que deverá reduzir significativamente o uso de plástico virgem, representando a planejada transição da empresa para uma economia circular.

De forma mais ampla, a inovação contribui para o compromisso da Unilever de garantir que 100% de suas embalagens plásticas sejam projetadas para serem reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e sua ambição de ajudar a coletar e processar mais embalagens plásticas do que vende.

Notícias Relacionadas