24 de May de 2021 Destaques

cosméticos br encerra atividades


Olá caros leitores do mercado,

O cosméticos br encerra aqui suas atividades. A partir desta semana, de hoje, não produzimos mais conteúdo para o mercado. Ele continua online apenas até o final do primeiro semestre. E é assim que tem que ser depois de um novo segmento aberto e de 17 anos ininterruptos online. Porque a vida segue e somos impelidos a novos desafios.

Hoje o B2B (Business to Business) foi para B2C (Business to Commerce) entre outras novas modalidades. Quando o inauguramos, em 4 de janeiro de 2004 não havia nenhum site de referência. Para não dizer que não, havia um site alemão de cosméticos que publicava notícias - em sua própria língua e  atualizações irregulares. Foi bom encontrar uma referência, pois isso nos deu a certeza de que o projeto do cosméticos br era bom e tinha um caminho pela frente.

E ele teve. Mas foi necessário encontrar argumentos fortes para convencer grandes empresas a anunciar nele, um portal de notícias do mercado para o mercado. “Para que anunciar para nossos concorrentes ?” nos indagou o primeiro cliente. A primeira resposta foi que ele não era apenas nacional, mas inteiramente produzido em inglês também e direcionado a pequenas e grandes empresas nacionais e internacionais – de produto final a varejo, passando por fornecedores. A proposta era de interagem entre empresas do segmento e consequentemente o seu fortalecimento. 

Oferecemos também um mailing list exclusivo e poderoso de profissionais e empresas do setor, incluindo varejistas, profissionais de venda direta e franquias. Uma relação de empresas de cosméticos, embalagens, indústrias químicas e empresas de fragrâncias - um projeto com a colaboração do design da Usina de Criação. Posteriormente complementada com a Central de Negócios, um compêndio de empresas do mercado dividido por categorias. Desde a sua inauguração soubemos que o projeto funcionaria e ele cumpriu seu papel ao longo de todos esses anos. Tanto que o seu conceito se multiplicou em muitos sites e blogs de cosméticos, que permanecerão assessorando o mercado.

cosméticos br abriu portas para muita gente e desempenhou um papel fundamental de divulgação da indústria brasileira de cosméticos, com dados de mercado, com a discussão de novas categorias e produtos e certamente colaborou com informações preciosas para a vinda de algumas empresas para o país. Informações de mercado fidedignas, fornecidas pela Abihpec, a associação do setor, além de agências de pesquisa de mercado. Divulgamos ainda eventos importantes, dentro e fora do país e todas as inovações que eles trouxeram.

Participamos do Congresso Sepawa na Alemanha, levando o tema A Identidade da Perfumaria Brasileira, a convite de nossos leitores daquele país, impressionados com dados do mercado brasileiro de fragrâncias expostos em uma de nossas matérias. Fomos convidados também, e por três anos consecutivos,  a conhecer e divulgar o mercado polonês de cosméticos e ainda a participar da Cosmoprof de Bolonha de 2006, entre outros eventos. No Brasil eles foram inúmeros, cerca de 2 a 3 por semana, por muitos anos. Um evento melhor do que o outro, porque o Brasil atrai negócios e somos competentes para criar eventos interessantes.

No início de nossas atividades, grandes empresas ainda não tinham um projeto de internet para suas empresas e eles surgiram em meses. O e-commerce, que ninguém ainda acreditava, aconteceu . Até mesmo a venda de perfumes pela internet foi uma realidade que teve início também aqui no Brasil, com outra mulher, a Evelise Britto.

Contamos muitas histórias e elas estão todas em entrevistas e matérias aqui registradas... Vocês terão ainda dois meses para pesquisar. O mercado brasileiro de cosméticos teve um grande impulso para a definitiva maturidade, não apenas pelo volume de consumidores, como diriam alguns, mas cresceu na gestão por processos, tecnologia, design, inovações, criação e empenho. Essa era a nossa crença. A nossa missão sempre  foi divulgar essa competência - em português e inglês.

Tivemos anunciantes importantes e relevantes – no plural. A começar pela Du Pont americana, cuja agência de publicidade nos encontrou e anunciou no cosméticos br por dois semestres. Depois vieram muitas empresas de produto final, fornecedores, de embalagens, de eventos... Sempre tivemos em nossas páginas pelo menos uma empresa internacional anunciando, junto com as nacionais ao longo desses 17 anos de vida. Porque conquistamos a credibilidade do mercado, com jornalismo sério e responsável. Em respeito aos nossos leitores, optamos por não fazer parcerias, para não atrelar nosso conteúdo jornalístico a propósitos comerciais. Nossa proposta sempre foi atender ao mercado. Encerramos agora porque nossa editora e criadora tem novos projetos que igualmente necessitam de tempo e dedicação.

Mas publicamos sim, fábulas do marketing de Chanel, lindíssimas e ricamente ilustradas, algumas informações leves e curiosas e também histórias de pessoas relevantes para o mercado que deixaram esse mundo. Claro que sim. Deixaram ideias, trabalho e beleza. Encerramos agora quando todos os nossos queridos companheiros de jornada estão atuantes e aprontando...

Gostaríamos de agradecer às assessorias de imprensa de primeira qualidade que temos no país e que sempre nos assessoraram muito bem. Quase sempre elas nos encontraram com pressa demais, exigentes demais até – mas para o bem, para publicar os lançamentos ou movimentos das empresas de seus clientes da melhor forma e no momento certo, em nossas newsletters semanais e bilíngues. Felizmente nosso povo é maravilhosamente gentil, diligente -  do trabalhador da fábrica, aos publicitários, empresários, o pessoal técnico e administrativo de eventos... Nosso material humano é fantástico, por isso fomos tão longe como mercado. E voltaremos a progredir muito, porque a criatividade é o segundo maior patrimônio dos brasileiros - abundante e atávica!

Por fim, um obrigado muito grande a todos vocês e também um grande abraço virtual. Estamos no mesmo email - cosmeticosbr@cosmeticosbr.com.br até Julho. Depois disso o email de nossa editora para qualquer consulta é: sueorttega@gmail.com

cosméticos br

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